Informativo 274 - Mar/2021

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 274 - Mar/2021

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por Prof. Carlos Florentino em Informativos · Segunda 01 Mar 2021

Ano 2021 - Março - Informativo SAIB N° 274

ÁRVORES EM SÃO PAULO:
PROBLEMA OU SOLUÇÃO?

NA GRANDE METRÓPOLE – Árvore é um problema, sobretudo no verão. É assim que parece ser tratada a questão da arborização urbana em São Paulo, tanto em termos de gestão quanto midiaticamente. As constantes quedas que se multiplicam na época das chuvas, causando transtornos no trânsito, no abastecimento de energia e, por vezes, riscos à vida das pessoas são reflexos de uma deficiência maior e mais constante da cidade: São Paulo não conhece suas árvores.

“Desde 2014, nós sabemos quantas árvores temos na cidade, mas não a qualidade delas”, afirma Raquel Amaral, pesquisadora do Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis do IPT. “O primeiro passo para conhecê-las seria fazer um inventário das árvores, que avaliasse a saúde dos exemplares que temos hoje em São Paulo”, explica.

Isso significa estudar uma a uma as 650 mil árvores da cidade? Nada disso. Segundo a pesquisadora, o trabalho seria inviável para cidades de médio e grande porte, por questões de tempo e financeiras. “Assim como o IPT fez para Mauá, a avaliação de uma amostra do total de árvores já daria o embasamento necessário para planejar a cidade. Se avaliássemos, por exemplo, 10% da arborização em São Paulo [65 mil árvores], colocando 20 duplas em campo, supervisionadas e treinadas, a estimativa para um trabalho como esse seria de um ano”, detalha Giuliana Velasco, consultora do laboratório.

A partir do inventário, seria possível começar a traçar planos para a cidade. A principal lacuna a preencher, a partir daí, seria a elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) do município: hoje, isso não existe, e as decisões sobre a arborização se baseiam no Plano Municipal de Arborização Urbana, instrumento mais simples de planejamento, implantação e manejo das árvores aprovado em 2014 dentro do plano diretor estratégico da cidade.

“Com o PDAU, haverá uma contextualização na lei, estabelecem-se indicadores ambientais e metas a curto, médio e longo prazo”, explica Raquel. “Com base em um diagnóstico, é possível prever o capital humano e tecnológico [equipamentos e softwares, entre os quais o Arbio, desenvolvido pelo IPT] para fazer a gestão da arborização, estipular programas e projetos pontuais, determinar diretrizes e ações para educação ambiental, gestão participativa e divulgação midiática. Isso é planejamento, é uma ação efetiva para uma boa gestão, não uma solução emergencial”, completa. Deixar os carros parados embaixo de uma árvore de grande porte, é um perigo constante.



SAIB EM AÇÃO

Enviamos e-mail para a Subprefeitura de Pinheiros, no dia 21/02/2021, informando os fatos que os moradores nos relataram: Temos percebido que mesmo com a pandemia, vários estabelecimentos, bares e restaurantes não tem  respeitado as normas, da pandemia (proto-colos), bem como o barulho (LEI DO PSIU).  Ainda, estão surgindo “beach clubs” com nenhuma restrição  de barulho durante o final  de semana incomodando a vizinhança de forma geral. Esse e-mail, também foi enviado ao Programa do Silêncio Urbano Psiu, localizado no Edifício Martinelli;

Na quarta feira de 18/02/2021, enviamos e-mail para Subprefeitura de Pinheiros, a/c do  Sr. Luiz Carlos Pinheiro Portella Junior, relatando o problema das enchentes no Itaim Bibi. Ontem, quase não consigo sair de casa para buscar meu filho na escola, porque estava tudo inundado na frente do prédio. Reclamam também que está faltando zeladoria no Itaim Bibi;

Nos dias 01, 03, 05, 06 e 17 de fevereiro/2021, através do SP 156, sob os números de ocorrências C449915, C46780728, C46770209, C46755575 e C46761810.  Através do Portal da Prefeitura SP 156, fizemos várias denúncias, sobre o uso indevido da calçada no estabeleci-mento TOQUE DE PELE, localizado na Rua Professor Carlos de Carvalho, 123, Itaim Bibi. Durante o dia as pessoas estacionam seus carros na calçada, impossibilitando o uso da calçada pelos pedestres:

No dia 18/02/2021, enviamos e-mail, para a Sub-prefeitura de Pinheiros, solicitando providências ao Departamento de Tapa Buracos, para se dirigirem na Rua Professor Tamandaré, para taparem os buracos dessa via, pois os mesmos estão danificando os veículos, assim como também causando acidentes;

Enviamos um e-mail para Sub de Pinheiros, no dia 15/02/2021, solicitando providências de taparem os buracos da Rua João Cachoeira, nº 178, Itaim Bibi, quase esquina com a rua Joaquim Floriano. São três buracos, um seguido do outro, causando problemas aos veículos, mais principalmente aos pedestres, pois os buracos estão cheiros de água e molham os pedestres, pois esses buracos estão, muito próximos da calçada;

No dia 05/02/2021, protocolamos um ofício, junto ao Parque do Povo (Mário Pimenta Camargo), para que possamos atender aos moradores de nosso bairro, usuários  do Parque do Povo que nos questionam a respeito:  Quantos são os vigilantes, qual o horário de trabalho e quais são suas funções. Solicitamos também uma maior fiscalização, quanto ao uso da máscara no Parque.
Enviamos ofício (e-mail) para Subprefeitura de Pinheiros, solicitando, a/c de Simone Machado, para enviar uma equipe de Zeladoria na Rua Urussuí, imediações do nº 271, Itaim Bibi. Além do lixo do dia, os catadores de papelão, almoçam nesse local, deixando todo tipo de lixo, marmita, cascas de frutas etc.

Notificamos a Subprefeitura de Pinheiros, no dia 22/02/2021, através de e-mail, para que enviem fiscais de obras, para verificarem obra na rua Pedroso Alvarenga, 1065 – Itaim Bibi, esquina com a Prof. Carlos de Carvalho, não há nenhuma placa de autorização, para a tal reforma, Alvarás, Engenharia etc. Fizemos também a denúncia, através do Portal SP 156 da Prefeitura, no setor de obras, sob nº da ocorrência – 25359132, feita através do telefone.




RESPOSTA DA SUBPREFEITURA DE PINHEIROS

  • Informam que a limpeza na Rua Urussuí foi realizada, conforme fotos enviadas para a SAIB.

  • Referente ao ofício de nº 013/2021, (Abordagens a moradores em situação de rua).  Foi feita a zeladoria da Praça Dom Gaspar, porém, os moradores se recusaram ir para o abrigo Centro de Acolhida e diante do exposto foram orientados a não fixarem moradia na referida praça.



Solicitamos sua colaboração, na indicação de condomínios para se filiarem a Sociedade Amigos do Itaim Bibi.

Precisamos continuar lutando, juntos, em defesa da qualidade de vida em nosso bairro, o que esta Sociedade faz há mais de 25 anos .

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

E-mail: contato@saibibi.com.br    -    Tel.: (11) 3168.9109




QUER SER ENCONTRADO PELOS SEUS CLIENTES?
Otimize seu site com SEO e use Links Patrocinados do Google Ads.

  Saiba Mais (11) 98355-5353





Envie os endereços eletrônicos de seus vizinhos
para contato@saibibi.com.br, queremos deixá-los informados também!

Diagramação: Fabio Lebre - www.studiof55.com.br - 11 98355-5353

Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!





SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Voltar para o conteúdo