Informativo 302 - Jul/2023

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 302 - Jul/2023

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por Prof. Carlos Florentino em Informativos · Segunda 03 Jul 2023

Ano 2023 - Julho - Informativo SAIB N° 302

SÃO PAULO DEFINE LIMITE PARA BARULHO EM OBRAS

A Prefeitura de São Paulo publicou regras que criam limites para o barulho nas obras de construção civil.

Até o momento a cidade não tinha uma regulamentação clara a respeito dos ruídos de obras na cidade. Com novas normas, foram estabelecidos os horários e decibéis permitidos nos trabalhos de construção civil, obras públicas não estão incluídas. A medição da poluição sonora deve ser feita por meio de um sonômetro pelos agentes do PSIU (programa de silêncio urbano). Irregularidades podem gerar multa e até fechamento da obra.

De acordo com o Decreto assinado pelo prefeito Ricardo Nunes, as obras sujeitas a alvará de execução poderão ter limites de ruídos de até 85 decibéis entre 7hs e 19hs. No horário que vai das 19hs até as 7hs ele cai para 59 decibéis. Aos sábados, das 8hs às 14hs o limite é 85 decibéis, domingos e feriados o limite vai para 59 decibéis.

As obras públicas estão excluídas das regras, assim como aquelas relativas à fase de movimentação de terra, fundação, demolição e estrutura, desde que realizadas no período compreendido entre 7hs e 19hs. Também ficam excluídas as atividades de carga e descarga de construção civil, desde que realizadas das 21hs às 0h de segunda à sexta feira. Além disso, obras emergenciais continuam sendo permitidas independentemente do barulho. O descumprimento das regras resulta em uma série de multas, que vão aumentando conforme ocorram reincidências, e na terceira autuação será realizado o embargo da obra em questão. No caso de desrespeito ao embargo das obras, será solicitada a instauração de inquérito policial, além de novo fechamento da obra. Os pedidos de desembargos serão analisados pelo PSIU.

De acordo com a Prefeitura, o Decreto entrou em vigor 90 dias contados à partir de 28/06/2022. Assim, o setor privado teve tempo para se adaptar às novas regras. Atualmente, o trabalho do PSIU não é focado em barulhos de obras. A regulamentação muda isso. O órgão já era responsável por cuidar de denúncias de barulhos em estabelecimentos comerciais, veículos com som alto, bailes funks, espaços religiosos, demolições e detonações de pedreiras. O serviço não atende barulho em food trucks e barracas de alimentos, ruídos provenientes de residências e festividades diversas desde que, se realizem com autorização no horário definido.

PRINCIPAIS MUDANÇAS:

De segunda a sexta-feira das 7h às 19h- limite de 85 decibéis;
De segunda à sexta-feira das 19h às 7h -limite 59 decibéis;
Sábados das 8h às 14h -limite de 85 decibéis;
Sábados das 14h às 20h limite de 59 decibéis;
Domingos e feriados limite 59 decibéisObras excluídas:

Públicas, fundação, demolição e estrutura, movimentação de terra, desde que realizadas no período compreendido entre 7h e 19h, de segunda a sexta exceto feriados.” carga e descarga de construção civil, desde que realizada das 21 h às 0h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.



SAIB EM AÇÃO

  • No dia 05/06/2023, enviamos e-mail para a Subprefeitura de Pinheiros, relatando que nos últimos meses, um bar situado na Rua Pedroso Alvarenga, nº 668, tem tocado músicas ao vivo a partir do final tarde até altas horas nas quintas, sextas, sábados e domingos. Essa situação gerou protocolo nº 20230097050009, fornecido pelo Portal 156 da Prefeitura de São Paulo.

  • Solange Ramos Peirão, moradora do Itaim Bibi, reclama do péssimo serviço de recapeamento da Rua Pedroso Alvarenga, entre a Rua Dr. Renato Paes de Barros com a Avenida São Gabriel. Segundo a moradora “jogaram uma mão de piche e só”. O mais importante: “tampas dos bueiros em profundidade absurda.” “Os carros passam e o barulho é imenso.” De noite impossível dormir, que vergonha, hein”.

  • DICAS DO ITAIM - Por: Joy Macedo – “Boa noite, moro no Itaim Bibi faz um pouco mais de 30 anos. Vi o bairro mudar, da janela do meu quarto eu tinha a vista até a Vila Olímpia. Até que levantaram um prédio comercial e o que vejo hoje, são os escritórios. Até aí, paciência, é a evolução da cidade. Li alguns posts aqui sobre Bar na Pedroso, meu quarto é virado para a Rua Bandeira Paulista e só quem, perdeu o sossego com a música tocada no bar é que pode entender exatamente o que estou falando, de quinta ao domingo, a partir das 17 horas, mais ou menos, começa o som. Preciso manter os vidros e a tv com um volume muito mais alto do que antes. Já fiz a denúncia ao Portal 156 da Prefeitura, solicitando o PSIU e obviamente não aconteceu nada. Estou no 14º andar e a impressão é que os músicos estão na minha sala.” Esse relato é do dia 15/06/2023.

  • No dia 16/06/2023, enviamos e-mail para o DAM@CETSP, solicitando a repintura da faixa de segurança (pedestres) que foi apagada, quando do recapeamento da Rua Tabapuã, próximo ao nº 911, esquina com a Rua Manuel Guedes, Itaim Bibi. Nesse local havia uma faixa de pedestre, solicitada pela SAIB. Estamos no aguardo das providências pela CET.

  • A Sra. Ana Carolina S.D. nos informou em 28/06/2023, que na Rua Luis Dias, Itaim, tem ocorrido diversos assaltos à mão armada. Segundo ela, em menos de um mês ocorreram 15 roubos até agora. As vítimas estão fazendo Boletins de Ocorrência, mas, sem efetividade. Não está dando para sair de casa. Cuidado!!!!

  • Comunicado feito através do site por Mario Guerreiro: “Bom dia ontem (28/06/2023) eu e mais três amigos fomos assaltados à mão armada, às 13:30hs do outro lado da Locale, na Rua Manuel Guedes. O ladrão queria nossos relógios que sinal não eram tão caros. Impressionante como tenho escutado casos de assalto à mão armada no Itaim Bibi, (um amigo de trabalho foi assaltado a um mês às 8hs.da noite na esquina da Rua Leopoldo Couto de Magalhães, na frente do Extra hoje desativado. Tenho receio de que nada esteja sendo feito pelas autoridades para nos proteger aqui no bairro.

RESPOSTA  DA  CET

Em atenção à solicitação da SAIB, no dia 28/06/2023, (solicitação de repintura da faixa na Rua Tabapuã, nº 911, informamos que após vistoria técnica foi elaborado um projeto prevendo a repintura da faixa de pedestres no cruzamento em questão, ou seja, Rua Tabapuã, esquina com Manuel Guedes, bem como da Marcação de Área de Conflito, (Yello Box) visando melhorar as condições de segurança no local.

DAM
Departamento de Atendimento ao Munícipe

CET
Companhia de Engenharia de Tráfego





BIBLIOTECA ANNE FRANK
PROGRAMAÇÃO DE JULHO/2023

Música/Projeto Imigrantes;
Música do samba  ao Rock 'i'Roll;
Contação de Histórias/Projeto lgbtgia – A Grande Árvore;
Cotação  de Histórias – Mandela e a Lebre;
Oficinas Divertudo na Biblioteca – Como fazer uma história em quadrinhos;
Roda de Leitura;
Sala  Gamer
Visita Monitorada


Rua Cojubá, 45, Itaim Bibi – São Paulo CEP 04533-040
Telefones: (11) 3078-6352 – 95920-0376 ( Whatsapp).





ITAIM FEST ARRAIAL/2023.

A SAIB marcou presença em mais um ITAIM FEST ARRAIAL realizado no dia 18/06 na Rua Bandeira Paulista. Foi um lindo dia de festa onde os moradores e comerciantes puderam interagir e se aproximar, aumentando assim a conexão entre vários públicos do nosso bairro.

No nosso espaço contamos com o apoio do SICREDI e como sempre da AGMIB e da Biblioteca Municipal Anne Frank que levou uma oficina de artes para entreter a criançada no evento.

Apoiamos esse tipo de inciativa que tem por finalidade maior fomentar a economia do bairro e ainda ocupar de forma responsável o espaço público trazendo as famílias Itaienses para as ruas.

    




Solicitamos sua colaboração, na indicação de condomínios para se filiarem a Sociedade Amigos do Itaim Bibi.

Precisamos continuar lutando, juntos, em defesa da qualidade de vida em nosso bairro, o que esta Sociedade faz há mais de 25 anos .

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

E-mail: contato@saibibi.com.br    -    Tel.: (11) 3168.9109





Envie os endereços eletrônicos de seus vizinhos
para contato@saibibi.com.br, queremos deixá-los informados também!


Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!





SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Voltar para o conteúdo