Informativo 305 - Out/2023

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 305 - Out/2023

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por Prof. Carlos Florentino em Informativos · Domingo 01 Out 2023

Ano 2023 - Outubro - Informativo SAIB N° 305

NOVA LEI DE ZONEAMENTO
GARANTE A CONCEPÇÃO DE CIDADE COLOCADA NO PLANO DIRETOR

São Paulo deu um importante passo em direção à construção de uma cidade mais humana e mais moderna, sinalizando o sólido compromisso da Prefeitura com o esforço de revisão do conjunto de leis que regulamentam a política urbana do município. (Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação  do Solo – Zoneamento).

Mais conhecida como Lei de Zoneamento, a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS), sancionada em 23 de março de 2016, normatiza a ação pública e privada sobre as formas de uso do solo da cidade e traz avanços significativos para que todo o processo de desenvolvimento urbano ocorra de acordo com as estratégias do Plano Diretor Estratégico (PDE) – Lei nº 16.050/14.

Trata-se de uma mudança de escala de regulação: das Macro áreas e Eixos ao longo das redes de transporte no Plano Diretor, para quadras e lotes no Zoneamento, com objetivo de efetivar melhorias na qualidade de vida da população a partir do equilíbrio do funcionamento das atividades e da garantia de que as ações futuras na cidade venham acompanhadas de medidas de qualificação ambiental, social, econômica e cultural.

Após um intenso processo participativo, que contou com 16.022 participantes e 13.100 contribuições durante 21 meses nas etapas do Executivo e Legislativo, a revisão participativa da Lei de Zoneamento permitiu aproximar os instrumentos de planejamento à esfera local, atendendo aos pleitos legítimos da população em rever os padrões de uso e ocupação de cada bairro, quarteirão ou lote da cidade.

Destaques da nova Lei:

A nova lei identifica a cidade como um território articulado e que funciona de forma integrada, enfrentando as desigualdades e particularidades locais sem deixar de lado o que é necessário para o desenvolvimento estratégico da metrópole. Para isso, as zonas foram organizadas em 3 diferentes agrupamentos: territórios de transformação, qualificação e preservação.

Simplificação da Lei

A nova lei revoga mais de 70 dispositivos (leis e artigos de leis), reunindo todas as regras de parcelamento, uso e ocupação do solo e simplificando o processo de aplicação. Além disso, adota um mapa unificado e tem a demarcação das zonas feitas a partir do Mapa Cadastral da Cidade, evitando conflitos quanto aos perímetros e quanto à incidência de múltiplas zonas num mesmo lote. Outra novidade é que a nova lei não diferencia os tipos de zonas por subprefeitura, facilitando a compreensão e legibilidade do que é permitido em cada área da cidade. Também não existe mais descrição do perímetro das zonas em texto, apenas sua demarcação no mapa, o que evita conflitos entre o texto e o mapa. Além disso, as ZEPEC foram tratadas num mapa específico, de modo a facilitar sua leitura.

SAIB EM AÇÃO

  • Protocolamos em 28/09/2023 na Subprefeitura de Pinheiros, aos cuidados do Guillon um ofício com 132 assinaturas de comerciantes e moradores da  Rua  João Cachoeira,  altura do nº 457 onde solicitam a retirada das bicicletas dessa rua. Após entrega, ele disse que encaminhará para o departamento responsável – Protocolo nº E 60502023/0017343-0 Secretaria da Mobilidade Social;

  • Dicas do Itaim Bibi por Solange Z Muszkat (04/09/2023) – Faz um apelo aos donos de padarias, supermercados, fruticulturas e hortifrutigranjeiros: Não joguem fora o que não se pode vender porque está perto do prazo de validade, deixem do lado de fora, escrito Grátis. Tem muita gente (até com crianças) que tem vergonha de pedir, mas está em grande dificuldade econômica. Vamos ajudar o próximo.

  • Dicas do Itaim – Gabriela Baccchi - Existem 7 roubos e 16 furtos por dia no Itaim Bibi. Sendo o de aparelhos de celulares os mais visados, fiquem atentos.

  • Dicas do Itaim – Por Lara Davidoff (23/09/2023) – “Eu acabei de ser assaltada a mão armada na minha rua, Pedroso Alvarenga, perto do Sarumon. Estava voltando da academia e o assaltante parou a moto, pediu o celular e meu fone de ouvido. Fez eu desbloquear o Iphone e foi embora. Já entrei em contato com a Apple e consegui apagar o dispositivo. Fui na delegacia prestar queixa. Tomem cuidado, morei a vida toda no Itaim, mas, ultimamente a situação está complicada”.

  • Dicas do Itaim por Maria Cristina Pesarini - Dia 30/08/2023) - Relato da moradora: “Pessoal fiquem atentos pois hoje fui assaltada na Rua Pedroso perto do Casarão.  pagaram o meu relógio. Fiquei sabendo que está acontecendo todos os dias;

  • Recebemos denúncia do Sr. Nilson, morador do Itaim Bibi, que na esquina das Ruas João Cachoeira com Pedroso Alvarenga, há o Bar Oliveira, está fazendo barulho de noite com música, usando a calçada indevidamente os clientes alcoolizados. Fizemos a denúncia na Subprefeitura de Pinheiros;

ELEIÇÃO:

S A I B, CNPJ Nº 01*192*382/0001-65, realizou no dia 25/09/2023, às 19:00 horas, a Assembléia que reuniu os associados com direito a voto, constantes da lista de presença, para eleger sua Diretoria e Membros do Conselho para o Triênio 2023 / 2026.

São eles os eleitos:

Presidente:
Sr. Marco Antônio Castello Branco

Vice-Presidente:
Sr. Luiz Antônio Bastos Passarelli

1º Secretário:
Sr. Pedro Henrique Ferreira Ramos Marques

2º Secretário:
Sra. Mônica Taubkin

1º Tesoureiro:
Sr. Marcelo Arthur Motta Ramos Marques

2º Tesoureiro:
Sra. Maria Inês Fernandes Carvalho

1º Conselheiro:
Cássio Porto

2º Conselheiro:
Fernando Sr. Luiz da Gama Lobo D’Eça

3º Conselheiro:
Sra. Ana Julieta Teixeira Di Rienzo

4º Conselheiro:
Sr. Haroldo Pinto da Silva Filho

5º Conselheiro:
Sra. Milena Oslansk Monteiro Aichele Ramos Marques


PARQUE DO POVO - 15 ANOS

I T A I M  F E S T 2023

H A L L O W E E N


DIA 29/10/2023 – DAS 10 ÀS 20 HORAS

LOCAL: Rua João Cachoeira
entre as Ruas Joaquim Floriano e Tabapuã

GASTRONOMIA, LAZER,
ARTESANATO E SERVIÇOS


PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO DE 2023
BIBLIOTECA ANNE FRANK

Olá, pessoal!

No mês das crianças a programação é especial!

 
Teremos contação de história, teatro, duas novas edições das oficinas Divertudo e a exposição Perfume História & Arte, que continua encantando com o resgate desse universo milenar.

Venha curtir nossas atrações culturais gratuitas para toda a família.
  
Visite-nos, conheça e se aproprie deste bem público e dos serviços culturais da sua cidade, e confira, ainda, os livros novos recebidos no mês (acompanhe as dicas semanais no nosso Instagram @bibliotecaannefrank).

Aproveitem




Solicitamos sua colaboração, na indicação de condomínios para se filiarem a Sociedade Amigos do Itaim Bibi.

Precisamos continuar lutando, juntos, em defesa da qualidade de vida em nosso bairro, o que esta Sociedade faz há mais de 25 anos .

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

E-mail: contato@saibibi.com.br    -    Tel.: (11) 3168.9109





Envie os endereços eletrônicos de seus vizinhos
para contato@saibibi.com.br, queremos deixá-los informados também!


Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!





SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Voltar para o conteúdo