Informativo 291 - Ago/2022

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 291 - Ago/2022

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por Prof. Carlos Florentino em Informativos · Segunda 01 Ago 2022

Ano 2022 - Agôsto - Informativo SAIB N° 291

REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA SANTO AMARO
INÍCIO DAS OBRAS

Prefeitura de São Paulo dá início às obras de requalificação da Avenida Santo Amaro

Uma das principais vias arteriais da cidade vai ganhar calçadas mais amplas, percursos acessíveis, áreas verdes e reforma do corredor de ônibus.

Com o objetivo de valorizar a região e promover melhorias urbanísticas, a Prefeitura de São Paulo dará início no mês de julho às obras de requalificação da Avenida Santo Amaro, na zona sul da Capital. Serão revitalizados 2,5 km da via, no trecho entre a Av. Presidente Juscelino Kubitschek e a Av. dos Bandeirantes. As obras contam com o gerenciamento da SPObras e estão previstas para serem finalizadas em 18 meses Serão investidos R$ 62,6 milhões nas intervenções, com recursos advindos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima.

Implantado no ano de 1985, o corredor de ônibus da Av. Santo Amaro foi uma das primeiras estruturas desse tipo em São Paulo e desempenha um papel importante na rede estrutural de transportes, sendo um eixo fundamental para a mobilidade entre a zona sul e a região central.

Atualmente, o corredor conta com faixas exclusivas para ônibus, canteiros centrais com paradas que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, mas ainda não contempla quesitos como acessibilidade.

Além disso, apesar de atravessar regiões extremamente valorizadas da cidade e concentrar em seu traçado diversos imóveis, comércios, bancos, hospitais e outros serviços, a avenida Santo Amaro apresenta passeios inacessíveis, estreitos e, em alguns pontos, insuficientes para o fluxo de pedestres.

O projeto de requalificação da avenida foi desenvolvido em parceria entre SP Urbanismo, SP Transportes e SPObras para sanar essas questões. Sua concepção foi apoiada no Plano de Melhoramentos Viários (Lei 14.193/2006) e nas diretrizes do Plano Diretor Estratégico. Em 2015, o projeto foi incorporado ao programa de investimentos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, por meio da Lei 16.242/2015, sendo possível a captação de recursos oriundos da venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs) para sua implantação.
Intervenções previstas

As melhorias abrangem o alargamento das calçadas; implantação de acessibilidade universal em ambos os lados da avenida; execução de pavimento de concreto nas faixas exclusivas do corredor de ônibus; faixas de ultrapassagem para ônibus nos trechos de parada para tornar os trajetos mais ágeis; implantação de novas paradas de ônibus, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros; melhorias na estrutura de drenagem urbana; novo mobiliário urbano; ampliação de áreas verdes e paisagismo; sinalização e comunicação visual; iluminação pública em LED; travessias para conexão ao plano ciclo viário previsto nas vias coletoras e locais; além do enterramento e ordenamento das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações.

Serão feitas ações conjuntas com todas as concessionárias de água, esgoto, gás, luz e telecomunicações para o enterramento das redes, contando com o que há de mais moderno em recursos de infraestrutura e construção civil.
Serviços socioambientais

Com a finalidade de prevenir, reduzir e mitigar impactos ambientais, a SPObras vai implantar durante as obras programas socioambientais, como o de Comunicação Social, que conta com uma equipe para atendimento da população no canteiro de obras e em canais de comunicação; o de Gestão Ambiental, que inclui o monitoramento e controle de ruídos, resíduos, emissões atmosféricas e vibrações; o de Manejo Arbóreo e Monitoramento de Avifauna; Gestão de áreas contaminadas; Controle de tráfego; Educação Ambiental, incluindo capacitação dos trabalhadores da obra; entre outros.

A requalificação da Av. Santo Amaro proporcionará um transporte coletivo de mais qualidade, além de valorizar o pedestre e promover melhor uso e ocupação do espaço público pela população, através de melhorias das condições ambientais e urbanísticas.



SAIB EM AÇÃO

  • Associado nos enviou uma sugestão sobre a rua Alceu de Campos Rodrigues em frente ao novo prédio em construção do Hospital São Luiz, lado esquerdo. É muito trânsito, muito mais quando voltarem as aulas. Ali, as faixas de sinalização no chão, também não ajudam em nada. Proibir pelo menos até finalizar a obra. Outro pedido é para que façam Linha Pontilhada na rua João Cachoeira para que os carros possam virar à esquerda para entrarem na rua Drª Maria Augusta Saraiva, para o acesso à avenida Santo Amaro. Ali tem duas linhas contínuas, sendo proibida a conversão à esquerda. E-mail enviado para a SPTrans, pela SAIB;

  • Recebemos e-mail de moradores que residem na rua Clodomiro Amazonas, próximo do nº 1256, onde uma obra da SABESP, não tem hora para começar e terminar. As britadeiras funcionais até depois da meia noite. Notificamos a SABESP.

  • Enviamos e-mail para a Subprefeitura de Pinheiros, no dia 29 de junho, solicitando ajuda aos moradores de rua, na Urussuí, altura do nº 252, Itaim Bibi. Passamos o nº do protocolo, obtido pelo Portal da Prefeitura 156, sendo 28815254 (setor acolhimento);

  • Galeria Itaim Bibi, está precisando de estagiários, na área administrativa, publicidade, propaganda ou moda. Requisitos: ser proativo, estar cursando do 1º ao 4º semestre, noção básica em pacote office. Bolsa auxílio + Vale Transporte;

  • Recebemos e -mail dos moradores do Edifício Canadá, localizado na rua Oscar Pereira nos informando que estão preocupados com a provável construção de um edifício na rua Tabapuã ,97. Acreditam eles que o impacto nas localidades próximas será muito grande. Enviamos à Subprefeitura de Pinheiros, que nos encaminhou para à Secretaria de Obras;

  • BREAKING NEWS – Imóveis para as classes média e alta superam os pulares. Em dose meses, até abril, SP contabilizou o lançamento de 85 mil imóveis. Itaim Bib8i ganhou 4,1 mil novos apartamentos. E vem mais construções.

  • Recebemos uma solicitação de moradores do Itaim Bibi, referente ao restaurante seu Justino, localizado, na Av. Brigadeiro Luiz Antonio, nº 5003, ao lado do Hospital A C Camargo, que fica ao lado. Tem música ao vivo, que inicia às 18;00 horas, só acaba de madrugada. Os vizinhos estão encodados e também os pacientes do hospital. Enviamos e-mail para o PSIU para que o órgão tome as devidas providências, (02/08/2022).

  • Galeria Itaim Bibi, está precisando de estagiários, na área administrativa, publicidade, propaganda ou moda. Requisitos: ser proativo, estar cursando do 1º ao 4º semestre, noção básica em pacote office. Bolsa auxílio + Vale Transporte.



DICAS DO ITAIM

Olá, amigos, nós somos o ARDO – Brasa y Fuego, uma Parrilla Uruguaia que fica localizada na Rua Iguatemi, nº 265, aqui em nosso querido bairro.

Há 2 anos estamos preparando os melhores cortes e acompanhamentos todos feitos na brasa!

Nossas carnes são uruguaias de raças 100% britânicas, os pães dos nossos sanduíches são todos de fermentação natural de padaria francesa, oferecemos também uma seleção de chopes artesanais, cervejas especiais e vinhos naturais.

E para vocês da SAIB que vierem nos visitar no mês de agosto terão um desconto de 10% em nosso cardápio, esperamos vocês!


Acompanhem a gente pelas Redes Sociais: @ardoparrilla




PLANTIO DE ÁRVORES
EM HOMENAGEM AS VITÍMAS DA COVID 19
Dia 27 de julho de 2022.

Fomos convidados (S A I B) para participar da homenagem às vítimas da Covid 19, com o plantio de duas espécies vegetais: um Ipê Rosa e outro Branco.

Essa cerimonia contou com a presença do Sr. Eduardo de Castro – Secretário do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo, do Ex-Ministro do Transportes – Antonio Carlos Rodrigues, da Consulesa da Holanda Sra. Henriette Bersee e do Consul da Grécia Sr. Stylianos Hourmouziadis.


Homenagem realizada no Parque do Povo.



Solicitamos sua colaboração, na indicação de condomínios para se filiarem a Sociedade Amigos do Itaim Bibi.

Precisamos continuar lutando, juntos, em defesa da qualidade de vida em nosso bairro, o que esta Sociedade faz há mais de 25 anos .

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

E-mail: contato@saibibi.com.br    -    Tel.: (11) 3168.9109






Envie os endereços eletrônicos de seus vizinhos
para contato@saibibi.com.br, queremos deixá-los informados também!


Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!





SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Voltar para o conteúdo