Informativo 298 - Mar/2023

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 298 - Mar/2023

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por Prof. Carlos Florentino em Informativos · Quarta 01 Mar 2023

Ano 2023 - Março - Informativo SAIB N° 298

ONDE PEDALAR QUANDO NÃO HÁ CICLOVIA

Saiba o que diz o Código de Trânsito Brasileiro – Marina Oliveira

Quando o ciclista se depara com a falta de ciclovia na rota que está percorrendo, existem alternativas para pedalar com segurança. Afinal, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também define regras para o tráfego de bicicletas.

De acordo com o CTB, uma opção para o ciclista, além da ciclovia, é o acostamento. Portanto, caso esteja pedalando em uma rodovia, o usuário deve buscar esse espaço na via. Em locais onde não há acostamento, a alternativa é pedalar na lateral da via. Nos dois casos – acostamento  e , a preferência de circulação é da bicicleta. lateral.

Na prática, isso significa que os motoristas devem aguardar as bikes passarem quando não houver espaço suficiente paras ambos os veículos. Além disso, a distância lateral mínima é de 1,5 metro. Caso seja seguro fazer ultrapassagem da bike, o CTB define que a velocidade seja reduzida. Portanto, a segurança do ciclista é sempre a prioridade.

SENTIDO DOS CARROS

O sentido para as bikes deve ser o mesmo que dos veículos. Assim, o ciclista nunca deve pedalar na contramão, tanto no acostamento quanto na via. A única exceção é quando uma autoridade de trânsito autoriza o tráfego no sentido contrário.

Em geral, esse tipo de situação ocorre com sinalização viária específica orientando quem pedala. Além das regras de local de tráfego para bicicleta, os ciclistas devem respeitar outra norma trazida  pelo CTB, que determina o uso de equipamentos de segurança, como espelho retrovisor do lado esquerdo e campainha.

Outros acessórios são itens de sinalização noturna dianteira, lateral, traseira e nos pedais. Apesar de a lei não especificar, o ciclista também deve usar gestos para se comunicar com os motoristas sobre suas intenções, como virar à direita ou à  esquerda ou mesmo obstáculos .

Por exemplo, esticar o braço horizontalmente  indica a intenção de virar, e esticar a mão para baixo traz um alerta para o motorista sobre algum obstáculo.

NA CALÇADA PODE?

Não.  Pedalar na calçada é proibido, sendo esse um espaço exclusivo que deve ser reservado para o pedestre. Segundo o Artigo 59, do CTB, só é possível pedalar na calçada quando a autoridade de trânsito permitir com a devida sinalização pela prefeitura ou órgão público responsável.

No entanto, se não houver outra opção e o ciclista tiver de passar pela calçada , ele deve  conduzir a bike empurrando, o que é permitido por lei.


Fonte: Produzido por ESTADÃO BLUE STUDIO


SAIB EM AÇÃO

  • Enviamos e -mail para Subprefeitura de Pinheiros no dia 01/02/2023, solicitando a retirada do Parklet, localizado na Rua João Cachoeira, que está na frente do número 491, onde funcionava uma galeria. A galeria foi desativada, porém, o Parklet ficou, não serve para nada, ou seja, está sem serventia nenhuma, abandonado, feio e tomando o lugar dos carros para estacionar. Solicitamos a retirada do mesmo.

  • Protocolamos na Guarda Municipal Metropolitana, no dia no dia 07/02/2023, em uma reunião do CONSEG/ITAIM, aos cuidados do Subcomandante, Sr. Sérgio, sobre a ação de vandalismo ocorrido no “Quarteirão da Cultura”, onde está localizado o Teatro Décio de Almeida Prado, Casa Diretora e Biblioteca Anne Frank e outros órgãos públicos nesse espaço. Nessa semana novamente esses órgãos sofreram com a ação dos vândalos que invadiram e danificaram várias obras e móveis e utensílios. Esse vandalismo, ocorreu no dia 02/02/2023.Disse-nos que iriam tomar providências.

  • Nessa mesma reunião, no dia 07/02/2023 – CONSEG, protocolamos um ofício endereçado ao Capitão da Polícia Militar Sr. Voltarell, onde solicitamos dentro operacionalidade uma base da polícia militar na Avenida Nove de Julho, esquina com a São Gabriel. Devido ao semáforo da Nove de Julho, ser mais demorado, os fora da lei, tem aproveitado para fazer assaltos, nesse cruzamento. Disse que iria averiguar a possibilidade

  • Encaminhamos um e-mail para a CET/SP, que seja repintada, a faixa de segurança dos pedestres na Rua Jerônimo da Veiga e colocado uma placa de Pare. Tem se tornado perigoso para os pedestres atravessarem essa rua.  E-mail, encaminhado no dia 06/02/2023. Solicitamos também, a meses atras a repintura da faixa da Rua Tabapuã esquina com a Rua Manuel Guedes, porém, até esse momento a CET, não executou o serviço.

  • Recebemos um e-mail do Condomínio Residencial Arlene & Luciene, no dia 07/02/2023, solicitando ajuda a essa Associação, onde nos posicionaram sobre as enchentes/alagamentos, ocorridos nas seguintes ruas: Jacuricí, Haroldo Veloso e Tabapuã. Comunicamos a Subprefeitura de Pinheiros, sobre esses constantes alagamentos. Conforme fotos em anexo que enviamos para a Sub/PI., no dia 08/02/2023.

  • Chegou em nossas mãos, um e-mail, de um morador do Itaim Bibi, proximidades do Parque do Povo, ex-Teatro Vento Forte, localizado dentro de uma área pública, tem contribuído para os alagamentos constantes dessas ruas acima descritas. Pois o lixo acumulado dentro desse estabelecimento ilegal, dentro do Parque do Povo, tem sido arrastado para os bueiros com as chuvas, onde são entupidos. E com isso os alagamentos, ocorrem com frequências nessas  ruas, inclusive na Henrique Chamma. Comunicamos a Subprefeitura de Pinheiros, sobre esse problema de alamentos, em parte causados pelo ex-Teatro Vento Forte, que está localizado em uma pública.

  • Moradora do Itaim Bibi dá o alerta!  Foi abastecer o carro no Posto da Bandeira Paulista com a Jesuíno Arruda e o frentista se ofereceu para ver a água  e o óleo do carro. A moradora aceitou e ele falou que o óleo estava muito baixo. Perguntei quanto era o litro e ele falou R$ 65,00. Ok, mandei completar, mas ele mandou eu subir com o carro por um trilho, suspendeu o carro, retirou todo óleo e colocou 5 litros de óleo novo!!! Trocou o óleo do carro. Só não chamei a polícia porque estava com pressa , ia visitar meu irmão no hospital, era longe onde ele estava. Acredita a moradora que os frentistas recebem comissão para ludibriar as “velhinhas” palavra da moradora do Itaim Bibi. Fica dica dessa senhora.

  • No dia 31/01/2023, protocolamos na CET, através do protocolo B 74510816, no Portal 156 da Prefeitura, denuncia de carro parado em guia rebaixada de cadeirante, na Rua Lopes Neto nº 206 esquina com a Cojubá. Solicitação em caráter de urgência.


PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA ANNE FRANK

MARÇO/2023


TEATRO:

Sábado 25/03/2023 às 11H00
A FABULOSA SAGA DE CANJICA ESPIRULINA D'ESBARATINA


RODA DE LEITURA

Sextas-feiras 03,10,17 de março às 15H00


SALA GAMER

De segunda à sexta-feira, das 10H00 às 17h00
e aos sábados das 11H00 às 13H00


VISITA MONITORADA E
MEDIAÇÃO DE LEITURA

Agendar coma equipe por telefone ou presencialmente.





Solicitamos sua colaboração, na indicação de condomínios para se filiarem a Sociedade Amigos do Itaim Bibi.

Precisamos continuar lutando, juntos, em defesa da qualidade de vida em nosso bairro, o que esta Sociedade faz há mais de 25 anos .

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

E-mail: contato@saibibi.com.br    -    Tel.: (11) 3168.9109





Envie os endereços eletrônicos de seus vizinhos
para contato@saibibi.com.br, queremos deixá-los informados também!


Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!





SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Voltar para o conteúdo