Informativo 299 - Abr/2023

Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 299 - Abr/2023

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por Prof. Carlos Florentino em Informativos · Segunda 03 Abr 2023

Ano 2023 - Abril - Informativo SAIB N° 299

DOCUMENTOS ESSENCIAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO CONDOMÍNIO

Para que o condomínio funcione de maneira adequada, são necessários alguns documentos, que devem ser entregues a cada novo condômino. Esses documentos são a convenção do condomínio e o regimento interno.

Embora não possam ser considerados leis em condomínios residenciais, esses documentos trazem as regras do condomínio e as regras de convivência entre os condôminos.

São uma espécie de norma interna, que devem ser cumpridas por moradores.

Porém, é importante destacar que essas normas não podem estar em desacordo com as leis anteriormente citadas.

Não podem, por exemplo, expor os condôminos a situação constrangedoras, interferir no direito individual dentro de sua própria residência ou cobrar multa e juros em valor acima do permitido por lei.

Convenções e regimentos devem sempre estar em acordo com a lei. Porém, o que muitas pessoas não sabem é porque ambos os documentos são necessários e qual a diferença entre eles.

Diferenças entre convenção do condomínio e regimento interno

A convenção do condomínio é o documento que estabelece as regras gerais do condomínio.
Informações sobre valores de cotas, incidência de multas, juros e correção monetária, eleição, duração do mandato, reeleição do síndico e dos conselhos devem constar nesse documento.

Já o regimento interno define as normas de conduta e convivência dos condôminos e, também, entre os funcionários e colaboradores.

Horário limite para entregadores subirem às unidades, regras sobre animais de estimação, horários de funcionamento das áreas comuns e de lazer, dentre outras, são informações que pertencem ao regimento interno.O livro de atas é muito importante, pois existem decisões e regras que são estabelecidas durante as Assembléias.

Assim como a convenção do condomínio e o regimento interno, as decisões tomadas em assembleias também não podem se sobrepor ou contrariar o ordenamento jurídico do país.


SAIB EM AÇÃO

  • DICAS DO ITAIM BIBI – Gustavo Gonçalves Gomes: Pessoal no dia 21/03/2023, por volta das 18:00 horas na Rua Jesuíno Arruda (esquina com João Cachoeira – uma quadra da Delegacia) presenciei dois meliantes em duas bikes roubarem um celular de um homem. Após o roubo, saíram em disparada pela João Cachoeira em direção ao Extra e JK. O bicho está pegando no bairro!

  • Enviamos e-mail para a CET. no dia 20/03/2023 com fotos anexas de um carro que toda semana, estaciona na guia rebaixada para cadeirantes, deficientes físicos visuais carrinhos de bebês, pacientes das UBS., do CAPS, APAE com dificuldades para locomoção, na Rua Lopes Neto, nº 206, esquina com a Rua Cojuba, no Itaim Bibi. Esse quarteirão é formado por vários órgãos públicos. Recebemos resposta automática da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/SP, que vem trabalhando com o firme objetivo de melhor atender os usuários (21/03/2023).

  • Recebemos um e-mail no dia 13/03/2023 de um morador do bairro, que está preocupado com o crescrente número de prédios sendo construídos no bairro e acabando com os restaurantes, bares e área de lazer. Estamos vendo a Rua Amauri acabar com o charme que sempre teve, os restaurantes, praças e bares sendo incorporados a grandes construtoras. Recentemente, fiquei sabendo que o bar Santo Grão, na Rua Jerônimo da Veiga, será destruído e em seu lugar será construído um prédio. Bares e restaurantes são grandes geradores de empregos e impulsionam a economia, por Bruno Besse.

  • Enviamos um e -mail para a Subprefeitura de Pinheiros, a/c do Sr. Sidinei (Coordenador de Governo Local), com fotos em anexo, mostrando a inundação do 08/03/2023, na Rua Jacurici e Haroldo de Veloso, próximo ao Parque do Povo. É muito preocupante a situação dos moradores desse local. Já solicitamos limpeza dos bueiros, que foi feito, porém, não resolveu, porque o problema pode ser das galerias que não são adequadas para grandes chuvas, nessas ruas citadas. É necessário verificar essas galerias, para que nos meses de chuvas não ocorram os problemas desse verão.

  • Notificamos a Subprefeitura de Pinheiros no dia 07/03/2023, sobre umas faixas colocadas no gradil do Quarteirão da Cultura, dizendo que serão construídos ali 2.500 moradias populares. Enviamos as fotos da faixa anexo. Nesse local estão localizados: Teatro Décio de Almeida Prado, Biblioteca Anne Frank, posto de saúde, creche e outros órgãos. Solicitamos informações.

  • NOVO TATU BOLA – Não está respeitando a metragem que deve ser deixada sem obstrução para os transeuntes utilizarem a calçada da Rua Clodomiro Amazonas Como notamos pelas fotos tiradas no local, onde o espaço entre as mesas e os bancos que estão posicionados no meio fio da guia além de deixar pouco espaço para a circulação de pedestres, quando chove, o limite do toldo, faz com que a água da chuva caia em cima das pessoas. Segundo moradores a utilização da calçada é totalmente irregular. Dia 07/03/2023., enviamos e -mail a Subprefeitura de Pinheiros.

ROUBOS NO 15º DISTRITO POLICIAL
DO ITAIM BIBI – EM JANEIRO.

2019 =   72
2022 = 145
2023 = 155

Fonte: Secretaria de Segurança Pública
Lembrando que a cada três minutos um celular é roubado em São Paulo, e a Av. Paulista é a campeã.




SEGURANÇA


Na 6a-feira 17/03/2023 às 17H50 estava indo buscar meu filho na escola, na R. Itacema, passando a banca antes de chegar na primeira travessa, fui assaltada por 2 elementos, um deles armado, me obrigaram a entregar e abrir o celular. Mudaram a senha do meu iCloud (já que estavam com meu celular e número de segurança, recebendo “SMS” para poder redefinir as senhas). Até que eu chegasse em casa e ligasse na operadora, para com o EMEI bloquear o celular, os bandidos fizeram compras com Apple Pay, foram mais de R$ 100.000 em dois estabelecimentos, e compras com valores altos, uma em seguida da outra ... um absurdo o banco aprovar! Cuidado!!!! Não saiam com celular, e tenham o IMEI anotado em algum lugar, isso pode ajudar. O Itaim Bibi está um horror!

(moradora do bairro)


CONTÁBIL PARAISO LTDA

Abertura, Alterações, Cancelamentos, Assessoria Contábil, Fiscal, Trabalhista, Previdenciária, Aposentadoria junto ao INSS.

Tel. (11) 96448.4797 – TIM (11) Fixo 5581.5091 - E-mail: dp.societario@gmail.com
R. Teresa Toedtli, 97 - Vila Guarani - SP - CEP: 04311-030



4º ITAIM FEST

Mais uma vez a comunidade Tahyense e tantos outros se encontraram. Dois ensolarados dias (25 e 26/03/2023), desta vez ao lado da Praça da Baleia /B32. Na Av. Brigadeiro Faria Lima. Agradável encontro familiar confraternização entre residentes, comerciantes, empresários, colaboradores e amigos. Gastronomia ímpar, bebidas selecionadas, espaço pet, recreação infantil. Apresentações musicais impecável, convivência em espaço aberto. Organização excelente (profissional).
Parabéns a todos.E até o 5º Itaim Fest. (Por : Helcias Padua)

           



Solicitamos sua colaboração, na indicação de condomínios para se filiarem a Sociedade Amigos do Itaim Bibi.

Precisamos continuar lutando, juntos, em defesa da qualidade de vida em nosso bairro, o que esta Sociedade faz há mais de 25 anos .

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

E-mail: contato@saibibi.com.br    -    Tel.: (11) 3168.9109





Envie os endereços eletrônicos de seus vizinhos
para contato@saibibi.com.br, queremos deixá-los informados também!


Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!





SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. João Cachoeira, 571 - 3º andar - Conj. 312
Fone: (11) 3168-9109
Voltar para o conteúdo