Informativo 232 - Set/2017 - Informativos - SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi

SAIB - Logo
Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Ir para o conteúdo

Informativo 232 - Set/2017

SAIB - Sociedade Amigos do Itaim Bibi
Publicado por em Informativos ·
RECICLAGEM

Introdução (significado)

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento traz para o planeta Terra.

Importância e vantagens da reciclagem
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.

No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.



SAIB EM AÇÃO   

▲ Reunião na CET, rua Barão de Itapetininga,18, 13º andar, junto com a Presidente do CONSEG, onde o tema foi o CICLISTA CONSCIENTE, no Itaim Bibi. Ficou acertado, que haverá uma reunião com os proprietários, para regularizar o transportes dessas bicicletas, principalmente no horário do almoço. Participaram dessa reunião vários membros da CET, assim como o Sr. Sebastião Ricardo C. Martins que é Diretor de Planejamento. No final a SAIB, colocou a disposição  sua sala  para fazer as reuniões;

▲ Reunião no Parque do Povo, com a Administradora Izadora Camacho, para tratar de assuntos ligados com o plantio de árvores, no referido parque. Dando início ao Projeto VIVA SEU ITAIM, sendo essa ação no dia 30/09/2017, às 10 horas da manhã;

▲ E-mail, enviado no dia 31/07/2017, para a Prefeitura Regional de Pinheiros, solicitando que seja consertada a calçada da rua Pedroso Alvarenga, entre os números 975/1013, CEP 04531-011, pois a mesma tem muitos buracos e que dificultam aos transeuntes utilizarem e principalmente os cadeirantes;

▲ Ofício nº 0051/2017, enviado para a Prefeitura Regional de Pinheiros, solicitando poda da árvore da rua Urussui, 352. Localizada na frente do Edifício Anturius, dificultando a passagem dos pedestres e mesmo causando acidentes;

▲ Ofício de nº 00050/2017, enviado ao Sr. Sebastião  Ricardo C. Martins, Diretor de Planejamento da CET, solicitando inverter a mão de direção da rua Jusseape, com CEP nº 04542-110, no Itaim Bibi, pois a mesma causa congestionamento, de manhã, como no final da tarde;

▲ Reunião na Prefeitura Regional de Pinheiros, com o Sr. Eduardo Issa - Coordenadoria de Governo Local, para tratarmos de assuntos, pertinentes ao Itaim Bibi, como os barulhos causados pelos bares, buracos nas calçadas, troca das lixeiras, recapeamento de algumas ruas e também Àlvaras para alguns estabelecimentos comerciais.

  SOLICITAÇÕES RESPONDIDAS

▼ Em resposta ao Ofício nº 0032/2017 de 11/01/2017, segue resposta abaixo da Vigilância Ambiental Lapa/Pinheiros:-

Seguindo as normas e diretrizes  do Ministério da saúde, informamos que através do Programa de Controle ao Culex, realizamos durante todo o ano monitoramento da espécie  em nossa área de controle e abrangência.

As ações  contam com o levantamento, mapeamento, manejo ambiental e tratamento químico, quando necessário, dos criadouros em potencial como córregos, piscinões, galerias de águas pluviais e outras coleções hídricas relacionadas ao Rio Pinheiros e seus afluentes, bem como a educação ambiental, através de orientações à população quanto às suas medidas de prevenção.

Diagramação: Fabio Lebre - www.studiof55.com.br - 11 98355-5353

Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho,
compartilhe em suas Redes Sociais.
Obrigado!



SOCIEDADE AMIGOS DO ITAIM BIBI
R. Manoel Guedes, 426 - Fone: (11) 3168-9109
Copyright 2017
WEB STUDIO F55 - Link
Voltar para o conteúdo